terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Para quem estamos levantando altares?

Quando temos conhecimento bíblico, entendemos que Deus não aceita a idolatria। Em I Coríntios 6:9, Deus alerta que "os idólatras não herdarão o Reino dos céus." lemos também nas escrituras: "Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:3).
O que escrevo abaixo é uma crítica contra a idolatria. Estou denunciando o pecado, não o pecador! Espero que não me interpretem mal. Entendo que algumas igrejas de hoje tem cometido o pecado da idolatria. E fazemos isso dando uma série de boas desculpas. Por exemplo, quando temos um cantor gospel preferido ou um pastor, o exaltamos sobre as alturas, falamos às pessoas que ele é um grande homem de Deus: - Ah! Esse canta muito! Ah! Esse prega demais! Olha, fulano tem um testemunho, nossa é muito bom! Depois vem a compra de todos os cd´s que o cantor lançou, e se publicou algum livro também compramos, se ele vai pregar na igreja todos vamos para lá, ficamos horas na fila para assistir o show ou palestra etc. Quando chegamos na igreja: - Nossa que benção, que palavra, é um ungido, temos que usar o mesmo método para ministrar aqui na igreja etc.!
Eu fico me perguntando, será que o comentário seria o mesmo com qualquer outro irmão que trouxesse uma palavra parecida? Com um músico da igreja que não é conhecido, mas canta e toca tão bem quanto o outro? Daríamos o mesmo valor e reconhecimento? A pessoa acaba se tornando um idólatra, tornando seu próprio irmão na fé num deus. O maior problema de elogiar, jogar confetes, ou exaltar um músico, pregador ou cantor, é o exagero, pois, inconscientemente podemos colocar em risco a vida espiritual dos mesmos, alimentando sentimentos orgulhosos, soberbos e de superioridade, ou seja, pode-se criar um deus de mentira. As conseqüências disto podem ser vergonhosas e chatas de agüentar. Veja bem, não existe nada errado em admirar o trabalho de uma pessoa, não é isso que estou dizendo, a crítica é, quando você larga tudo, compra tudo, cria um altar na sua estante, faz qualquer coisa para estar próximo do seu cantor gospel ou pregador e se esquece de adorar quem realmente merece adoração. Estamos correndo atrás de quem? As pessoas perdem mais tempo falando do ídolo gospel, freqüentando shows do que "indo e fazendo discípulos..." (Mateus 28:19).
Pense nisso: Quanto do nosso tempo estamos dedicando ao DEUS verdadeiro?

- Ídolos gospel não "ministram" por menos de 15, 20, 30 mil Reais. Por acaso o Senhor Deus cobra algum valor numérico por inspiração que nos é agraciada? A única cobrança que nos faz é que “O amemos de todo o nosso coração, alma e entendimento, e ao nosso próximo como a nós mesmos।” (Mateus 22: 36-39).

- Ídolos gospel fazem exigências que nem Jesus, nem Paulo fizeram quando exerciam seu ministério! Dezenas de seguranças, só entram em cena quando o apresentador o chama, carro blindado... e outras coisas que sabemos que acontece।
- Ídolos gospel são preconceituosos, por exemplo: tem ídolo que não "ministra" em certos lugares, em comunidades carentes nem pensar, só se tiver a mídia ou um bom patrocinador por trás para bancar o “prejuízo”। Eles só querem "ministrar" em lugares que já estão estruturados e "avivados".

- Ídolos gospel com aparência de cantor secular. Quando olhamos logo relacionamos com aqueles cantores que se apresentam em famosos programas de auditório. Devemos ser imitadores de quem? “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (Efésios 4:1)
Quem é o culpado? Penso que o culpado somos todos nós que fazemos parte da igreja, pois temos alimentado esses ídolos। Damos a eles o que pedem, e é por isso que as exigências aumentam a cada dia। Enquanto pagamos para esses ídolos, deixamos missionários morrerem de fome। Sabe-se da existência de um Deus verdadeiro, e se conhecemos o seu amor e o trocamos deliberadamente por outros deuses, vamos pagar caro por isso. Aliás, já estamos pagando caro! Lembre-se que devemos “andar no Espírito e não satisfazer a vontade da carne” (Gálatas 5:16-26).

Então disse Jacó a sua família, e a todos os que com ele estavam: “Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes.” (Gênesis 35:2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário