quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cronologia da Humanidade



Pré-história
Das origens do homem até c. 4000 a.C

Antiguidade
De c. 4000 a.C. a 476

Idade Média
De 476 a 1453

Idade Moderna
De 1453 a 1789

Idade Contemporânea
de 1789 aos dias atuais

A linha do Tempo

Para facilitar o estudo da história, costuma-se dividi-la em uma linha do tempo. A linha do tempo reparte a história em grandes períodos históricos: Pré-história, Idade - antiga. Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, abrangendo desde o surgimento do homem na terra até os tempos atuais.

Pré-história - Compreende desde o surgimento do homem na terra, há três milhões de anos, até a invenção da escrita, 3500 a.C.
Idade Antiga – Iniciada com o surgimento da escrita, durou até a invasão do Império Romano Ocidental pelos bárbaros, em 476 d.C.
Idade Média – Seu início deu-se com o fim do Império Romano Ocidental e seu término foi caracterizado pela invasão dos turcos a Constantinopla, em 1453.
Idade Moderna – Com a invasão de Constantinopla iniciaram-se as chamadas grandes navegações, que deram origem à Idade Moderna, que durou até a época da Revolução Francesa, em 1789.
Idade Contemporânea – Iniciada com a Revolução Francesa, dura até os dias de hoje.
Apesar de facilitar o estudo da história, essa divisão privilegia apenas a história ocidental cristã, pois trata apenas a história européia. Essa divisão tem significado para os europeus e para os povos que descendem da sua cultura (nós americano, por exemplo), mas não tem significado para outros povos, como por exemplo, o chinês, pois a história deles é totalmente diferente.
Também devemos observar que alinha do tempo é dividida em duas partes: antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.). O marco zero da história ocidental seria, então, o nascimento de Jesus Cristo, pois fatos ocorridos antes de seu nascimento são contados de modo decrescente e tudo que ocorre depois é contado como crescente. Na cultura judaica a contagem dos anos já ultrapassou o ano 5000; os hindus e os japoneses também não utilizam o nascimento de Cristo para sua contagem dos anos. Portanto, deve-se sempre tomar cuidado com a referencial adotado e questionar os conceitos, para ver se realmente condizem com a realidade.
Outra questão que deve ser levada em consideração é que a história nunca foi feita apenas com alguns grandes fatos e personagens. A história é um processo em contínua transformação, do qual todos os seres humanos participam.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

José" , poema de Carlos Drummond Andrade


Esse poema é maravilhoso, na minha época de teatro interpretei esse poema e fiquei admirado com a inteligencia e sensibilidade de Carlos Drummond Andrade.

JOSÉ
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, Você?
Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
Você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio, - e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse,
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você consasse,
se você morresse....
Mas você não morre,
você é duro, José!

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja do galope,
você marcha, José!
José, para onde?

Carlos Drummond de Andrade

Principais denominações





Fonte de consultas: Manual de Redação da Folha de S.Paulo
Igreja Anglicana

Surgiu no século 3, na Inglaterra, com o rompimento do rei Henrique VIII com o papa Clemente VII. O ano de 1534 marca a separação entre a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Anglicana.

Doutrina

A doutrina anglicana está no tripé:

Escrituras
Tradição
Razão
Hierarquia
Arcebispo - historicamente o mais importante é o de Cantuária
Bispo
Reverendo
Diácono - não celebra missa
Países de maior abrangência

Inglaterra, EUA, Austrália e África do Sul

Igreja Batista

A Igreja Batista não tem origem direta do movimento da Reforma (protestantismo). Existem três correntes mais conhecidas sobre suas origens.

A partir dos anabatistas, corrente política e religiosa do século 16, que rejeitavam o batismo de crianças e por isso pregavam o batismo por imersão nos fiés.
Da teoria JJJ (Jerusalém-Jordão-João), isto é, descendentes batizados por João Batista.
Dos movimentos separatistas ingleses no início do século 17.
Doutrina
Os batistas praticam o batismo a partir do momento que um congregado consegue reconhecer seus pecados. O batismo é feito por imersão em água. Profetiza que a salvação eterna não está necessariamente relacionada à prática de boas obras. Os cultos são realizados normalmente às quintas e domingos, sendo aos domingos a inclusão da "escola dominical", em que participam jovens e adultos.

Hierarquia

Conselho
Pastor dirigente da igreja
Ministro de educação religiosa
Ministro de música sacra
Ministro de missões
Assessores de pastor
Desdobramentos da igreja Batista

Convenção Batista Brasileira - de atuação tradicional com ênfase na evangelização.
Convenção Batista Nacional - de atuação mais livre. Reconhece os dons do Espírito Santo, como a fala em línguas estranhas, cura, profecia e sabedoria.
Países de maior abrangência

EUA e Brasil.

Igreja Luterana

Fundada por Martinho Lutero na Alemanha do século 16. Foi a primeira igreja que adveio do resultado da Reforma (movimento cristão surgido no século 16).

Doutrina

A doutrina foi estabelecida pelo próprio Lutero, com a aceitação apenas dos sacramentos do batismo e da Santa Ceia. A comunidade da igreja escolhe seus pastores e todos os batizados são considerados sacerdotes. A autoridade máxima é a Bíblia Sagrada. Em algumas igrejas as mulheres são autorizadas a exercer o sacerdócio. Cultos em geral aos domingos, em que são ministrados a prédica (sermão) com base nos textos bíblicos. Nessas reuniões são discutidos temas diversos e orientações para a vida cotidiana.

Hierarquia

Pator-presidente
Pastores Sinodais - presidem vários sínodos (assembléias)
Pastor
Desdobramentos da igreja Lurterana

Federação Luterana Mundial - prega que o texto bíblico é inspirado pelo Espírito Santo em seu conteúdo, mas deve ser analisado conforme contexto atual.
No Brasil a representante é a IECLB - Igreja Evangélica da confissão Luterana do Brasil.
Conselho Luterano Internacional - de linha mais conservadora tem sua liderança advinda do Sínodo de Missouri, EUA. Prega que o texto bíblico é inspiração verbal do Espírito Santo. No Brasil a representante é a IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
Países de maior abrangência

Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, EUA e Canadá.

Igreja Calvinista

Fundada por João Calvino, na França do século 16. Os calvinistas são representados no Brasil pelas Igrejas Presbiterianas.

Principais igrejas presbiterianas no Brasil

IPB - Igreja Presbiteriana do Brasil
IPIB - Igreja Presbiteriana Independente
IPRB - Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil
IPP - Igreja Pentecostal Presbiteriana
UIEC - União de igrejas Evangélicas Congregacionais
Doutrina

A doutrina segue os princípios do protestantismo, afirmando o dogma da predestinação, segundo o qual o homem está destinado a salvação ou condenação por escolha divina. Prega a disciplina e a salvação para seus membros.

Hierarquia

Conselho de presbíteros
Pastor titular
Presbíteros
Diáconos
Países de maior abrangência

Escócia, França, Canadá, Holanda, EUA e Brasil

Igreja Metodista

Fundada por John Wesley, na Inglaterra do século 18.
As reuniões obedeciam a métodos para exercícios espirituais, daí a origem do nome Metodista. Wesley arregimentava fiéis dentro na Igreja Anglicana.

Doutrina

A doutrina segue os princípios básicos do protestantismo. Aceita o batismo simbólico das crianças, a cura divina, defende ser a palavra de Deus suficiente para a salvação. Rejeita a predestinação e acredita na manisfestação do Espírito Santo.

Hierarquia

Concílcio geral - representantes de várias igrejas de um país discutem as diretrizes gerais da igreja e elegem os bispos.
Colégio de bispos - o Brasil está dividido em oito regiões de atuação, onde cada região é dirigida pelo colégio composto por um bispo-presidente e mais sete bispos de região. É responsável pela doutrina e a formação espiritual da igreja.
Coordenadoria de Ação Missionária - formada por três bispos, três pastores e seis leigos respondem pela parte administrativa.
Regiões eclesiásticas - abrange um ou mais estados do Brasil. Cada região tem um bispo responsável. Cada região é dividida em três distritos que reúnem algumas igrejas. Cada distrito tem um superintentede.
Desdobramentos da Igreja Metodista

Igreja Metodista Unida - de maior abrangência nos Estados Unidos.
Igreja Metodista do Brasil - guarda paralelo com a Igreja Metodista Unida, por exemplo, na área social. A batismo é feito por aspersão (água na cabeça).
Igreja Metodista Livre - Batismo por imersão em água.
Igreja Metodista Weleyana - Doutrina pentescostal.
Países de maior abrangência

EUA, Inglaterra.

Igreja Pentecostal

Corrente surgida nos Estados Unidos no início do século 20, em reação à falta de fervor evangélico entre os metodistas. Rapidamente propagou-se não só pelos Estados Unidos, mas nos países do terceiro mundo.

Características da Igreja Pentecostal

Dons do Espírito Santo como:
- Falar línguas estranhas
- Cura
- Profecia
- Sabedoria
Cultos realizados por expressões de êxtase e forte emoção.
Desdobramentos da Igreja Pentecostal

Assembléia de Deus
No Brasil de 1911, dois missionários pentecostais suecos vindos dos Estados Unidos fundaram a Assembléia de Deus, através da cisão das Igrejas Batistas de Belém do Pará. A igreja então foi organizada nos moldes pentecostais americanos. Hoje é considerada a maior igreja pentecostal do Brasil.

Hierarquia
Convenção dos pastores
Pastor - dirige o culto, participa de convenções ministeriais
Evangelista - divulga a religião, dirige culto, participa de convenções ministeriais.
Presbítero - dirige culto, realiza casamentos
Diácono
Cooperador
Países de maior abrangência

Estados Unidos, Brasil.

Congregação Cristã do Brasil
Fundada no Brasil em 1910, por Luigi Francescon, a partir da cisão de
Igrejas Prebiterianas.

Doutrina

Acredita nos dons do Espírito Santo, não recolhe dízimo, seus membros não são registrados. O Batismo é realizado por imersão em água corrente. Homens e mulheres sentam separadamente nos cultos. As mulheres com cabeça coberta. Qualquer crente homem pode pregar. O nome do templo é conhecido como Casa da Oração.

Hierarquia
Ancião
Cooperador
Cooperador de jovens
Diácono
Países de maior abrangência
Brasil, Portugal, Paraguai, Argentina, EUA, Itália e Espanha

Evangelho Quadrangular
Fundada nos Estados Unidos em 1918. Chegou ao Brasil na década de 40.
O Brasil para Cristo
Fundada no Brasil em 1955 por Manuel de Melo, dissidente que foi como pastor da Assembléia de Deus e da Evangelho Quandrangular.

Os cultos são realizados por orações espontâneas e testemunhos dos fiéis, que também podem pregar.

Igreja Neopentecostal

Na década de 70 do século 20 a Igreja Neopentecostal surgiu de uma corrente religiosa que pregava rituais de exorcismo, cura e prosperidade. Nessa prosperidade está a teologia que assegura a felicidade e o suscesso que devem ser encontrados na vida.

É discutido na sociedade religiosa os hábitos sociais e dógmas dos neopentecostais. Uma corrente mais ortodoxa afirma que as Igrejas Neopentecostais
não são evangélicas, mas seitas.

Desdobramentos da Igreja Neopentecostal

Igreja Universal do Reino de Deus
Fundada em 1977 por Edir Macedo, hoje entitulado bispo primaz. É a principal Igreja Neopentecostal no Brasil.

Doutrina

Prega que o mundo está tomado por demônios e cabe aos pastores da igreja exorcizá-los.

Hierarquia

Bispo primaz
Bispo
Pastor
Obreiro
País de maior abrangência

Brasil
Igreja Internacional da Graça de Deus Fundada no Rio de Janeiro em 1980 pelo missionário R. R Soares.

Doutrina

Prega que a palavra na Bíblia realiza curas por intermédio de orações.

Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra
Fundada em Goiás em 1976.

Renascer em Cristo
Fundada em São Paulo em 1986.
Deus é Amor
Criada em São Paulo, em 1962, por Davi Miranda.

Igreja paralela a Reforma

Igreja Adventista
Fundada nos Estados Unidos no século 18 por Willam Miller. No início a principal pregação da igreja foi a volta de Jesus Cristo no ano de 1844. Apesar da promessa não realizada, a igreja prosperou. Chegou no Brasil em 1894.

Doutrina

Prega que a volta de Jesus Cristo está próxima. E que os mortos dormem até a ressureição.

Hierarquia

Pastor
Ancião - auxilia o pastor na administração
Diáconos - somente realiza cultos
Desdobramentos da Igreja Adventista

Igreja Adventista do Sétimo Dia
Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma
Igreja Adventista da Promessa
Países de maior abrangência

Estados Unidos, Brasil, África do Sul, Angola, Zimbabue

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ALCOOL


No meu mestrado teologico (aconselhamento) também falamos um pouco do alcool e seus efeitos.


Aspectos históricos


Fonte: CEBRID



Toda a história da humanidade está permeada pelo consumo de álcool. Registros arqueológicos revelam que os primeiros indícios sobre o consumo de álcool pelo ser humano datam de aproximadamente 6000 A.C., sendo portanto, um costume extremamente antigo e que tem persistido por milhares de anos. A noção de álcool como uma substância divina, por exemplo, pode ser encontrada em inúmeros exemplos na mitologia, sendo talvez um dos fatores responsáveis pela manutenção do hábito de beber ao longo do tempo.

Inicialmente, as bebidas tinham conteúdo alcoólico relativamente baixo, como por exemplo o vinho e a cerveja, já que dependiam exclusivamente do processo de fermentação. Com o advento do processo de destilação, introduzido na Europa pelos árabes na Idade Média, surgiram novos tipos de bebidas alcoólicas, que passaram a ser utilizadas na sua forma destilada. Nesta época, este tipo de bebida passou a ser considerado como um remédio para todas as doenças, pois “dissipavam as preocupações mais rapidamente do que o vinho e a cerveja, além de produzirem um alivio mais eficiente da dor”, surgindo então a palavra whisky (do gálico “usquebaugh”, que significa “água da vida”).

A partir da Revolução Industrial, registrou-se um grande aumento na oferta deste tipo de bebida, contribuindo para um maior consumo e, consequentemente, gerando um aumento no número de pessoas que passaram a apresentar algum tipo de problema devido ao uso excessivo de álcool.

Aspectos gerais

Apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o álcool também é considerado uma droga psicotrópica, pois ele atua no sistema nervoso central, provocando uma mudança no comportamento de quem o consome, além de ter potencial para desenvolver dependência.

O álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas que tem seu consumo admitido e até incentivado pela sociedade. Esse é um dos motivos pelo qual ele é encarado de forma diferenciada, quando comparado com as demais drogas.

Apesar de sua ampla aceitação social, o consumo de bebidas alcoólicas, quando excessivo, passa a ser um problema. Além dos inúmeros acidentes de trânsito e da violência associada a episódios de embriaguez, o consumo de álcool a longo prazo, dependendo da dose, frequência e circunstâncias, pode provocar um quadro de dependência conhecido como alcoolismo. Desta forma, o consumo inadequado do álcool é um importante problema de saúde pública, especialmente nas sociedades ocidentais, acarretando altos custos para sociedade e envolvendo questões médicas, psicológicas, profissionais e familiares.

Efeitos agudos

A ingestão de álcool provoca diversos efeitos, que aparecem em duas fases distintas: uma estimulante e outra depressora.

Nos primeiros momentos após a ingestão de álcool, podem aparecer os efeitos estimulantes como euforia, desinibição e loquacidade (maior facilidade para falar). Com o passar do tempo, começam a aparecer os efeitos depressores como falta de coordenação motora, descontrole e sono. Quando o consumo é muito exagerado, o efeito depressor fica exacerbado, podendo até mesmo provocar o estado de coma.

Os efeitos do álcool variam de intensidade de acordo com as características pessoais. Por exemplo, uma pessoa acostumada a consumir bebidas álcoólicas sentirá os efeitos do álcool com menor intensidade, quando comparada com uma outra pessoa que não está acostumada a beber. Um outro exemplo está relacionado a estrutura física; uma pessoa com uma estrutura física de grande porte terá
uma maior resistência aos efeitos do álcool.

O consumo de bebidas alcoólicas também pode desencadear alguns efeitos desagradáveis, como enrubecimento da face, dor de cabeça e um mal estar geral. Esses efeitos são mais intensos para algumas pessoas cujo organismo tem dificuldade de metabolizar o álcool. Os orientais, em geral, tem uma maior probabilidade de sentir esses efeitos.

Alcoolismo

Conforme já citado neste texto, a pessoa que consome bebidas alcoólicas de forma excessiva, ao longo do tempo, pode desenvolver dependência do álcool, condição esta conhecida como “alcoolismo”. Os fatores que podem levar ao alcoolismo são variados, podendo ser de origem biológica, psicológica, sociocultural ou ainda ter a contribuição resultante de todos estes fatores. A dependência do álcool é uma condição frequente, atingindo cerca de 5 a 10% da população adulta brasileira.

A transição do beber moderado ao beber problemático ocorre de forma lenta, tendo uma interface que, em geral, leva vários anos. Alguns dos sinais do beber problemático são: desenvolvimento da tolerância, ou seja, a necessidade de beber cada vez maiores quantidades de álcool para obter os mesmos efeitos; o aumento da importância do álcool na vida da pessoa; a percepção do “grande desejo” de beber e da falta de controle em relação a quando parar; síndrome de absitinência (aparecimento de sintomas desagradáveis após ter ficado algumas horas sem beber) e o aumento da ingestão de álcool para aliviar a síndrome de abstinência.

A síndrome de abstinência do álcool é um quadro que aparece pela redução ou parada brusca da ingestão de bebidas alcoólicas após um período de consumo crônico. A síndrome tem início 6-8 horas após a parada da ingestão de álcool, sendo caracterizada pelo tremor das mãos, acompanhado de distúrbios gastrointestinais, distúrbios de sono e um estado de inquietação geral (abstinência leve). Cerca de 5% dos que entram em abstinência leve evoluem para a síndrome de abstinência severa ou “delirium tremens” que, além da acentuação dos sinais e sintomas acima referidos, caracteriza-se por tremores generalizados, agitação intensa e desorientação no tempo e espaço.

Efeitos no resto do corpo

Os indivíduos dependentes do álcool podem desenvolver várias doenças. As mais frequentes são as doenças do fígado (esteatose hepática, hepatite alcoólica e cirrose). Também são freqüentes problemas do aparelho digestivo (gastrite, síndrome de má absorção e pancreatite), no sistema cardiovascular (hipertensão e problemas no coração). Também são frequentes os casos de polineurite alcoólica, caracterizada por dor, formigamento e câimbras nos membros inferiores.

Durante a gravidez

O consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação pode trazer consequências para o recém-nascido, sendo que, quanto maior o consumo, maior a chance de prejudicar o feto. Desta forma, é recomendável que toda gestante evite o consumo de bebidas alcoólicas, não só ao longo da gestação como também durante todo o período de amamentação, pois o álcool
pode passar para o bebê através do leite materno.

Cerca de um terço dos bebês de mães dependentes do álcool, que fizeram uso excessivo durante a gravidez, são afetadas pela “Síndrome Fetal pelo Álcool”. Os recém-nascidos apresentam sinais de irritação, mamam e dormem pouco, além de apresentarem tremores (sintomas que lembram a síndrome de abstinência). As crianças severamente afetadas e que conseguem sobreviver aos primeiros momentos de vida, podem apresentar problemas físicos e mentais que variam de intensidade de acordo com a gravidade do caso.

DROGAS


No meu mestrado teologico de aconselhamento (dependentes quimicos) na faculdade Metodista livre, tive a oportunidade de aprender um pouco a respeito das classificações da dogra e seus efeitos.

O que são Drogas Psicotrópicas?
(fonte de pesquisa: CEBRID )

Todo mundo já tem uma idéia do significado da palavra droga. Em linguagem comum, de todo o dia ("Ah, mas que droga" ou "logo agora, droga..." ou ainda, "esta droga não vale nada!") droga tem um significado de coisa ruim, sem qualidade. Já em linguagem médica, droga é quase sinônimo de medicamento. Dá até para pensar porque um palavra designada para apontar uma coisa boa (medicamento; afinal este serve para curar doenças), na boca do povo tem um significado tão diferente. O termo droga teve origem na palavra droog (holândes antigo) que significa folha seca; isto porque antigamente quase todos os medicamentos eram feitas à base de vegetais. Atualmente, a medicina define droga como sendo: qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. Por exemplo, uma substância ingerida contrai os vasos sangüíneos (modifica a função) e a pessoa passa a ter um aumento de pressão arterial (mudança na fisiologia). Outro exemplo, uma substância faz com que as células do nosso cérebro (os chamados neurônios) fiquem mais ativas, "disparem" mais (modificam a função) e como conseqüência a pessoa fica mais acordada, perdendo o sono (mudança comportamental).

Mais complicada é a seguinte palavra: psicotrópico. Percebe-se claramente que ela é composta de duas outras: psico e trópico. Psico é fácil de se entender, pois é uma palavrinha grega que significa nosso psiquismo (o que sentimos, fazemos e pensamos, enfim o que cada um é). Mas trópico não é, como alguns podem pensar, referente a trópicos, clima tropical e, portanto, nada tem a ver com uso de drogas na praia! A palavra trópico aqui relaciona-se com o termo tropismo que significa ter atração por. Então psicotrópico
significa atração pelo psiquismo e drogas psicotrópicas são aquelas que atuam sobre o nosso cérebro, alterando de alguma maneira o nosso psiquismo.

Mas estas alterações do nosso psiquismo não são sempre no mesmo sentido e direção. Obviamente elas dependerão do tipo de droga psicotrópica que foi ingerida. E quais são estes tipos?

Um primeiro grupo é aquele de drogas que diminuem a atividade do nosso cérebro, ou seja, deprimem o funcionamento do mesmo o que significa dizer que a pessoa que faz uso desse tipo de droga fica "desligada", "devagar", desinteressada pelas coisas. Por isso estas drogas são chamadas de Depressoras da Atividade do Sistema Nervoso Central (SNC – sistema nervoso central é a parte que fica dentro da caixa craniana; o cérebro é o principal órgão deste sistema). Num segundo grupo de drogas psicotrópicas estão aquelas que atuam por aumentar a atividade do nosso cérebro, ou seja, estimulam o funcionamento fazendo com a pessoa que se utiliza dessas drogas fique "ligada", "elétrica", sem sono. Por isso essas drogas recebem a denominação de Estimulantes da Atividade do Sistema Nervoso Central. Finalmente, há um terceiro grupo, constituído por aquelas drogas que agem modificando qualitativamente a atividade do nosso cérebro; não se trata, portanto, de mudanças quantitativas como de aumentar ou diminuir a atividade cerebral. Aqui a mudança é de qualidade! O cérebro passa a funcionar fora do seu normal, e a pessoa fica com a mente perturbada. Por esta razão este terceiro grupo de drogas recebe o nome
de Perturbadores da Atividade do Sistema Nervoso Central.

Resumindo, então, as drogas psicotrópicas podem ser classificadas em três grupos, de acordo com a atividade que exercem junto ao nosso cérebro:

Depressores da Atividade do SNC;
Estimulantes da Atividade do SNC;
Perturbadores da Atividade do SNC.
Esta é uma classificação feita por cientistas franceses e tem a grande vantagem de não complicar as coisas com a utilização de palavras difíceis, como geralmente acontecem em medicina. Mas se alguém achar que palavras complicadas, de origem grega ou latina tornam a coisa mais séria ou científica (o que é uma grande besteira) abaixo estão algumas palavras sinônimas:

Depressores – podem também ser chamadas de psicolépticos;
Estimulantes – recebem também o nome de psicoanalépticos, noanalépticos, timolépticos, etc;
Perturbadores ou psicoticomiméticos, psicodélicos, aluginógenos, psicometamórficos, etc.
As principais drogas psicotrópicas, e que são usadas de maneira abusiva, de acordo com a classificação mencionada aqui, estão relacionadas abaixo:

Depressores da Atividade do SNC

Álcool
Soníferos ou hipnóticos (drogas que promovem o sono): barbitúricos, alguns benzodiazepínicos;
Ansiolíticos (acalmam; inibem a ansiedade). As principais drogas pertencentes a essa; classificação são os benzodiazepínicos. Ex.: diazepam, lorazepam, etc
Opiáceos ou narcóticos (aliviam a dor e dão sonolência). Ex.: morfina, heroína, codeína, meperidina, etc
Inalantes ou solventes (colas,tintas, removedores, etc)

Estimulantes da Atividade do SNC

Anorexígenos (diminuem a fome). principais drogas pertencentes a essa classificação são as anfetaminas. Ex.: dietilpropriona, femproporex, etc
Cocaína

Perturbadores da Atividade do SNC

- de origem vegetal:
mescalina (do cacto mexicano)
THC (da maconha);
psilocibina (de certos cogumelos)
lírio (trombeteira, zabumba ou saia branca)

- de origem sintética:
LSD-25;
"Êxtase"
anticolinérgicos (Artane® , Bentyl®)

sábado, 15 de janeiro de 2011

Evangeliquês!!!


O evangeliquês vocabulário característico dos crentes. Aquele tipo de linguagem que só Crente entende. É interessante observar que São frases de efeito, palavras de ordem ! Código secreto que muitas vezes só crentes entendem.
Entendo que devemos ter um vocabulário sadio, que promova a glória de Deus e o bem dos ouvintes. A nossa palavra deve ser “temperada com sal”, conforme ensinou o apóstolo Paulo; o mesmo sal que nos caracteriza como discípulos de Jesus. O
que falamos deve transmitir graça aos que ouvem, e servir de testemunho.

OPr Ricardo Gondim, publicou algumas frases no seu site, algumas são absurdas... confesso que algumas frases eu falo com frequência devemos tomar cuidado!!!... Têm frases que não vejo nada de mais, confira !!!

Frases (evangélicas?) que não agüento mais.
Ricardo Gondim.

1. Amém? Está fraco. AMÉM? Amém ou não amém?
2. Quem quer receber uma bênção de Deus hoje, levante a mão.
3. Existe a lei da semeadura, e o número da conta é...
4. Isso é roubo, meu irmão; você nasceu pra ser cabeça, não cauda!
5. Esse acidente aconteceu porque você deve ter dado brecha.
6. O Diabo quer lhe destruir.
7. Estou vendo uma obra de bruxaria em sua vida.
8. Vamos quebrar as setas inimigas.
9. Nada vai impedir que você seja um conquistador.
10.Não há nada de errado com o dinheiro; o único problema é o amor ao dinheiro.
11. Nossa denominação ainda vai conquistar o mundo.
12. A partir de hoje São Paulo nunca mais será igual.
13. Nós somos um povo que não conhece derrota.
14. Venha para Jesus e pare de sofrer.
15. Você é filho do Rei e não merece estar nessa situação.
16. Temos a visão de conquistar a Europa para Cristo.
17. Essa doença não existe, ela é apenas uma ameaça do Diabo.
18. Deus está nos dirigindo para abrirmos uma igreja em Boca Raton.
19. Vamos amarrar os demônios territoriais que estão sobre o Brasil.
20. Todos os que fizerem a campanha das sete semanas alcançarão seus sonhos. 21. Compre esta Bíblia fantástica com os comentários de...
22. Estamos num mover apostólico e o avivamento brasileiro é semelhante ao do livro de Atos.
23. Teremos uma explosão de milagres na maior concentração religiosa da história.
24. Vamos ficar em pé para receber o Grande Homem de Deus, fulano de tal, com uma salva de palmas.
25. Quando vejo essa multidão de quinze mil pessoas, só tenho vontade de dizer que amo cada um de vocês.
26. O Reino de Deus precisa de um candidato na Câmara; vamos eleger nosso irmão que vai fazer a diferença.
27. Deus abrirá uma porta de emprego para você, meu irmão.
28. Semana que vem teremos mais uma sessão de cura interior.
29. Enquanto não pedirmos perdão ao Paraguai pela guerra, nunca seremos uma nação próspera.
30. Os Estados Unidos são uma bênção porque o presidente deles é crente.
31. Tudo é miçanga, só Deus é jóia.
32. Não sou dono do mundo, mas sou filho do dono.
33. Este carro ficará desgovernado em caso de arrebatamento.
34. Crianças, cantemos: “Cuidado olhinho no que vê, cuidado mãozinha no que pega... nosso Pai está olhando pra você”!
35.
Olhe para o seu irmão do lado e diga: Eu amo você!
36. O Espírito Santo está me revelendo que existem ladrões nesta igreja que não entregaram seus dízimos.
37. Ah, seu problema é maldição hereditária.
38. Quando você não entrega o dízimo na casa de Deus, Ele não tem compromisso financeiro com você.
39. Quero que vocês dêem uma oferta especial para manutenção do nosso programa de rádio e TV, pois foi Deus quem mandou pregar na mídia.
40. Ora em línguas aí, irmão.
41. Restitui, eu quero de volta o que é meu.
42. A visão da nossa igreja é evangelizar. Obra social é com o governo.
43.
Abram suas Bíblias no livro "X". Quem encontrou diga amém, quem não encontrou diga misericórdia.
44. Eu gostaria de cumprimentar a igreja com a paz do Senhor (se gostaria, então cumprimente, ou vai ficar na vontade?).
45. Abra o seu coração (como?).
46. Deus está aqui (que algo mais óbvio que isso).
47 - Deus está curando você, minha irmã, deste nódulo no seio que você nem sabia que tinha (depois dessa, dizer mais o que).
48. Deus está operando poderosamente (alguém já viu Deus operar "meia-boca"?).
49. Deus vai enxugar suas lágrimas (O que dizer? Como é fácil falar).
50. Tá amarrado! (alguém sabe quanto tempo o Diabo leva para se desamarrar?).
51. Deus vai dar à nossa igreja um programa na Globo ( com uma pulga atrás da orelha. Acho que esse pastor quer figurar na novela das 8).
52. Irmãos, Deus me deu revelação. Esse será o ano de Elias, de Josué, de Gideão, de João Batista... (Não parece calendário chinês?).
53. Abra a boca e profetize; as palavras têm poder.
54. Hoje eu deixo de ser crente se Deus não operar um milagre. (Por favor, deixe mesmo!)
55. Meus irmãos, estas igrejas que usam rosas ungidas, sal grosso para descarrego, etc., não são de Deus!....Ao final do culto tragam seus documentos, carteira de trabalho, chave de casa e do carro para ungirmos, pois aqui a coisa é diferente, Deus opera!
56. Não diga isso. As palavras têm poder!!
57. Incendeia tua noiva, Senhor.
58. Seja um adorador extravagante!
59. Fui chamado para ser um levita na casa do Senhor. Posso cantar na sua igreja e vender meus CDs?
60. Não podemos fazer da igreja um clube.
61. Sendo dizimista, você pode colocar Deus contra a parede.
62. Meus irmãos, é hora de mudar o Brasil.
63. Quem tem um caroço em qualquer lugar do corpo, levante a mão que Jesus vai curar agora.
64. A Rede Globo conspira contra a igreja.
65. Quanto mais glória você manda pra cima, mais glória Deus manda pra baixo.
65. Não dá o dízimo na casa de Deus, mas acaba "dando" na farmácia (Hum, não sei não!)
66. Você que não dá o dízimo não tem moral pra exigir nada de Deus.
67. Vamos pisar na cabeça do diabo; o Diabo só conhece o número do meu sapato.
68. Quando o crente ora, deve esperar retaliação do Diabo.
69. Sabe qual o nosso problema? O mundo está entrando na igreja.
70.Eu soube que o Anticristo já nasceu e está se preparando para aparecer.
71. Eu soube de um pastor que encontrou uns feiticeiros que estavam jejuando para fazer os pastores caírem.
72. O Rei Leão da Disney é gay!
73. Minha irmã, você precisa da nossa cobertura! (essa é quase pornográfica).
74. Não esqueça de enviar os boletos bancários que eu prometo subir o monte nesta madrugada e interceder por sua vida.
75. Não fique triste com a morte do seu filho (ou com seu divórcio, ou com sei lá o que). Tudo tem um propósito e Deus sabe o que faz.
76. Irmãos, hoje o Senhor falou comigo pela manhã para trazer esta palavra.
77. Orei e a chuva parou.(então ora e manda chuva pro nordeste, não é?)
78. Estou sentindo uma opressão aqui.
79. Hoje vamos ouvir o testemunho do Irmão que era ex-gay, ex-traficante, ex-drogado, ex-macumbeiro, ex-cafetão, ex-morto, ex-satanista, ex-sei-lá-o-que e que agora é crente!!!
80. Todo inimigo, fora daqui!
81. Posso ouvir 3 aleluias e 8 améns?
82. Cuidado para não perder a benção, irmão.
83. Não adianta fugir de Deus, Ele vai ter pegar na curva.
84. Se não vier pelo amor, vem pela dor.
85. Sabe quanto custa uma consulta, uma internação? Dar o dízimo é mais barato.
86. Deus me revelou que 50 irmãos vão contribuir com mil reais cada um. Quem é o primeiro? Se não tem ninguém, então devem existir aqui 50 valentes que vão contribuir com quinhentos... Agora chegou a sua vez, meu irmãozinho querido. Todos vocês que sobraram tragam suas ofertas de um real. (Que leilãozinho ordinário, heim?)
87. Tomara que ao sair daqui um carro não passe por cima de você; vou orar para que Deus lhe dê mais uma chance.
88. Não troque sua salvação por um copo de cerveja.
89. Nesta noite Deus vai disribuir dar sapatos de fogo (Eu prefiro os de couro!)
90. Infelizmente ele preferiu morrer sem salvação do que voltar pra nossa igreja.
91. O diabo tentou impedir que você viesse aqui nesta noite, porque ele sabia que você seria revelado
92. Eu tinha preparado uma mensagem, porém o Espírito Santo quer que eu pregue sobre santidade (...E dê-lhe regrinhas!).
93. Deus confirmou a mensagem desta noite enquanto a irmã cantava aquele hino.
94. Dê o melhor que você tem , Deus não quer troco de ônibus.
95. Tire a melhor nota que você tem e ofereça o melhor sacrificio ao Senhor.
96. Tive uma visão que no estacionamento da igreja só tinha carro zero km.(Acho que ele confundiu a igreja com a concessionaria ao lado).
97. Minha teologia é joelho no chão!!!(Essa teologia é no mínimo esquisita).
98. Deus conhece a sinceridade do meu coração! Eu preciso da sua ajuda para manter este programa no ar e o número da conta é... (Sim, eu sei que Deus conhece tudo. Eu é que estou com alguma suspeita).
99. Se você sair de férias e não deixar o cheque do dízimo vai dar tudo errado na sua viagem. (E agora? Esqueci! Deve ser esse o motivo porque furou o pneu do carro)
100. Deus não escolhe os capacitados mas capacita os escolhidos. (Há muitos pastores repetentes nessa escola de capacitação).
101. Não toque contra o ungido do Senhor. (Chavãozinho para proteger os líderes inseguros).
102. Não diga a Deus que seu problema é grande; diga ao seu problema que o seu Deus é grande. (Poesia de quinta categoria]
103. Você é a menina dos olhos de Deus [com remela?]
104. Aqui é uma igreja diferente (Sério? Então tá].
105. Se vocês confiam em nós, pastores, para trazer a palavra de Deus, devem confiar na nossa administração das ofertas. Não precisamos prestar contas a ninguém, só a Deus [Hummm. Acontece que a palavra foi fraquinha).
106. Chega de esperar; hoje o seu milagre vai chegar (Posso reclamar no Procon?).
107. Plante sua semente que você vai colher a cento por um (Pequenas igrejas, grandes negócios).
108. Deus sabe de todas as coisas (Que clichê cruel, na hora que não tem respostas para uma questão).
109. "Mateus, Mateus, primeiro os teus" [Não entendi, hã?]
110. Comunico o falecimento do irmão Fulano. Infelizmente, perdemos um bom dizimista (A família enlutada agradece pelo gesto de solidariedade...).
111. Depois do culto, compre meus livros e CDs de mensagens. Vão abençoar o ministério infantil que cuido. Tenho quatro filhos (Se a piada é sem graça, imagine a mensagem dos Cds e livros.).
112. Olhe para o irmão do lado e diga "você está bonito hoje" (Por que tenho que fazer esse tipo de coisa? Logo eu que sou gaúcho?).
113.Tem gente que lê muito e só cresce em sabedoria humana. O importante é o conhecimento de Deus ["conhessimento" com dois "esses", provavelmente...]






Ser salvo pela graça.


Esse artigo é bem objetivo, e retrata um pouco da vida do crente.
por. MAX LUCADO

O dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Romanos 6:23
Uma das coisas mais difíceis de se fazer é ser salvo pela graça. Há algo em nós que reage ao dom gratuito de Deus. Temos uma estranha compulsão a criar leis, sistemas, e regulamentos que nos farão “merecedores” do nosso dom.
Por que fazemos isso? O único motivo que posso imaginar é o orgulho. Aceitar a graça significa aceitar sua necessidade, e a maioria das pessoas não gosta de fazer isso. Aceitar a graça também significa que a pessoa percebe seu desespero, e a maioria das pessoas não fica muito entusiasmada em fazer isso também.

Fernando Pessoa



Esse poema é lindo, quero compartilhar com meus amigos!
"
Quero ser o teu amor amigo. Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amor amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias..."
Fernando pessoa

Amizade é fazer Amizade.


Esse é um dos meus poemas favoritos, do grande poeta
Fernando Pessoa.

Um dia a maioria de nós irá separar-se.
Sentiremos saudades de todas as conversas
jogadas fora,
das descobertas que fizemos, dos sonhos
que tivemos, dos tantos risos e
momentos que partilhamos.
Saudades até dos momentos de lágrimas, da
angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim…
do companheirismo vivido.
Sempre pensei que as amizades
continuassem para sempre.
Hoje não tenho mais tanta certeza disso.
Em breve cada um vai para seu lado, seja
pelo destino ou por algum
desentendimento, segue a sua vida.
Talvez continuemos a nos encontrar, quem
sabe…nas cartas que trocaremos.
Podemos falar ao telefone e dizer algumas
tolices…
Aí, os dias vão passar, meses…anos… até
este contacto se tornar
cada vez mais raro.
Vamo-nos perder no tempo….
Um dia os nossos filhos verão as nossas
fotografias e perguntarão:
“Quem são aquelas pessoas?”
Diremos…que eram nossos amigos e……
isso vai doer tanto!
“Foram meus amigos, foi com eles que vivi
tantos bons anos da minha vida!”
A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes
novamente……
Quando o nosso grupo estiver incompleto…
reunir-nos-emos para um último
adeus de um amigo.
E, entre lágrima abraçar-nos-emos.
Então faremos promessas de nos encontrar
mais vezes daquele dia em diante.
Por fim, cada um vai para o seu lado para
continuar a viver a sua vida,
isolada do passado.
E perder-nos-emos no tempo…..
Por isso, fica aqui um pedido deste humilde
amigo: não deixes que a vida
passe em branco, e que pequenas
adversidades sejam a causa de grandes
tempestades….
Eu poderia suportar, embora não sem dor,
que tivessem morrido todos os
meus amores, mas enlouqueceria se
morressem todos os meus amigos
!
(Fernando Pessoa)